Síntese do Biodiesel
Biodiesel
Biodiesel é um combustível biodegradável proveniente de fontes renováveis. Sua produção pode ser realizada por meio do processo de transesterificação, que consiste em uma reação química, entre gorduras vegetais ou animais com álcoois como Metanol e Etanol, catalisada por espécies ácidas ou básicas.
Além do Biodiesel a reação de transesterificação produz um subproduto denominado de glicerina, o qual possui aplicações diversas na indústria química, dentre elas as de alimentos, cosméticos, farmacêuticas e têxteis.
O Biodiesel pode substituir total ou parcialmente o óleo diesel, proveniente do Petróleo (fonte não renovável), em motores ciclodiesel automotivos, presentes em automóveis, caminhões, tratores, motocicletas, dentre outros, como também em motores estacionários geradores de eletricidade e calor.
Quando não utilizado de forma pura, o Biodiesel pode ser misturado ao diesel em variadas proporções. A proporção inicial é denominada de B2 e possui 2% do biocombustível em diesel. O Biodiesel puro é denominado por B100.
Os estudantes realizaram sínteses de Biodiesel a partir de óleos de soja, girassol, milho, canola e gorduras animais utilizando tanto a catálise ácida quanto a básica. Os álcoois utilizados na reação de transterificação foram o Metanol, Etanol, Propanol e Butanol.
Separação entre Biodiesel e Glicerina
Etapa de lavagem do Biodiesel
Etapa de secagem do Biodiesel