Análise de alimentos
Fotos mostram o preparo da amostra na determinação de Fosfato em Farinha de trigo
A análise de alimentos tem como objetivos gerais conhecer a composição química dos alimentos, como também suas propriedades físico-químicas, toxicológicas, sua ação no orgânismo, além do seu potencial energético, dentre outros fatores.
As análises realizadas nos alimentos podem variar de métodos convencionais, onde não são necessários equipamentos sofisticados, ou seja, materiais e reagentes comuns unidos a técnicas de gravimetria e volumetria alcançam os resultados esperados; até métodos instrumentais que necessitam de equipamentos modernos, os quais alcançam resultados com alto grau de exatidão. A escolha de tais métodos, é realizada de acordo com vários fatores, sendo eles, o alimento e o foco de análise, as técnicas disponíveis, o tempo necessário para execução, finalidade da análise, dentre outros.
Neste tema os estudantes do ensino médio e técnico analisaram diversos alimentos. O teor de vitamina C de frutas como Laranja e Camu-camu; o teor de cafeína em café e chás e sua umidade, teor de glútem e quantidade de fosfato presente na farinha de trigo foram focos de estudos.
Quantificação de vitamina C em Laranja
Extrato da fruta Camu-camu utilizado na quantificação de vitamina C